PROJETO PRETENDE RESGATAR A HISTÓRIA DE RAMILÂNDIA

 

Publicado em: 09/08/2018 00:00

Whatsapp

 

 A Prefeitura Municipal de Ramilândia com apoio da Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação e Cultura estão trabalhando em um projeto que pretende documentar a história do município por meio das memórias dos pioneiros. 

 A ideia do projeto nasceu através de uma conversa entre o Prefeito Wilson Bonamigo e sua equipe interna enquanto discutiam ideias de como valorizar a história do município. “Iniciamos os trabalhos no ano passado com o encontro Roda da memória, no qual reunimos alguns pioneiros do município para que pudessem contar as suas histórias” afirmou o secretário de planejamento Bruno José Smek. 

 O projeto engloba várias vertentes, que incluem eventos e encontros com rodas de conversa, a elaboração de um mini museu do município, a produção de um documentário e um livro sobre Ramilândia. Este ano, o projeto está focado na produção do documentário. No mês de junho iniciou a etapa de entrevista individual, e estão sendo gravados pequenos vídeos com os pioneiros em visita as suas residências. “Depois desta etapa realizaremos esse mesmo procedimento com os familiares dos pioneiros a fim de formar uma linha do tempo” detalhou o secretário de planejamento. 

De acordo com a equipe envolvida na elaboração do projeto, a previsão é de um ano para produzirem o documentário, e mais um ano para o estudo de viabilidade da produção do livro. O trabalho de pesquisa envolve a reunião de diversos tipos de materiais, como fotografias, arquivos de texto, entrevista entre outros, o que torna a participação da comunidade importante para tornar o projeto uma realidade. “A ideia é envolver toda a população histórica para que possamos construir juntos um lindo projeto” destacou o prefeito.


Texto e Imagens: Deivid Smek.


Imagens