CASTRA PET PARANÁ

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio
Publicado em: 12/07/2023 11:30

Na data do dia (11) de julho de 2023, recebemos no município de Ramilândia a equipe do CastraPet Paraná.
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.
É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto de Água e Terra (IAT), e com apoio da Prefeitura Municipal, que veio para o município por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Marcio Nunes.
Através do CastraPet, foi enviado uma clínica móvel com todos os equipamentos necessários para fazer o procedimento com segurança, seguindo os protocolos do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Os animais ficaram em observação e receberam o medicamento para recuperação completa, além de ser explicado para os tutores todos os cuidados pós operatórios necessários.
Na oportunidade foram castrados uma grande quantidade de animais entre cães e gatos em uma estrutura montada ao lado da unidade básica de saúde, uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Saúde.
Em fala o Secretário de Agricultura Comércio e Meio Ambiente salientou que o convênio disponibilizou uma grande quantidade de vagas sendo necessárias para o município, e que realizamos a castração priorizando principalmente a segurança do animal, pois era de suma importância realizar os cuidados pré operatórios. Mesmo diante das dificuldades estamos feliz em dar este grande passo, afirma Ricardo.
A Administração Edson dos Santos e Márcia C. Sefeeldt, se sente realizada em estar recebendo no nosso município toda esta estrutura, através da parceria entre o programa e a administração municipal, realizando assim um grande trabalho para ter um controle dos animais em nosso município.