NOVOS PROGRAMAS IMPULSIONAM O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE RAMILÂNDIA

Publicado em: 06/06/2016 00:00

Na tarde da última sexta-feira (03/06), a Administração Municipal esteve na Sede do Assentamento 16 de maio, onde foi recebida pela comunidade local para tratar de assuntos referentes aos programas em andamento através da Secretaria Municipal de Agricultura. A reunião foi conduzida pela equipe da Prefeitura Municipal, que segundo o Prefeito Ubaldo de Barros merece reconhecimento pelo valoroso trabalho realizado.

Estiveram presentes, além do Prefeito e do Vice Edson dos Santos, representantes do Legislativo Municipal, da Secretaria de Agricultura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o corpo técnico responsável pelos programas discutidos, servidores municipais, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, além do Deputado Federal Professor Sérgio.

O primeiro programa abordado foi o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que passa a funcionar a partir deste mês de junho, promovendo o escoamento de produção dos pequenos agricultores familiares, e direcionando os produtos adquiridos para entidades municipais como Escola, Cemei e Lar do Idoso. A novidade é que nesta nova fase, os produtores participantes passarão a receber por meio de cartão magnético emitido pelo Banco do Brasil.

Os produtores presentes receberam em uma entrega simbólica, as primeiras doses de sêmen do Programa de Melhoramento Genético. Neste programa, o pequeno produtor estará recebendo da Prefeitura Municipal atendimento de inseminação artificial em suas matrizes, com acompanhamento veterinário, no objetivo de incentivar a produção de leite no município, além de melhorar a genética das matrizes que estarão nascendo a partir do programa. Quem efetuou a entrega das doses de sêmen foi o Senhor Ivo Pastore, representante da empresa Marca Genética, fornecedora do material.

Outra iniciativa que visa promover uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores, é o Programa Piloto de Apicultura desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com a empresa Biolabore, que prestará assistência técnica, e da Cooperativa Coofamel, que garante a comercialização da produção. Neste programa, a Prefeitura disponibiliza aos produtores um kit para produção de mel, contemplando as caixas para abelhas, fumigador, roupa de proteção, luvas e botas. O Técnico da CAPA no Assentamento 16 de maio, Valdeilson Almeida expôs aos participantes informações sobre o funcionamento e benefícios do projeto. Três produtores participaram da entrega simbólica dos kits.

Para finalizar, aconteceu a entrega oficial de um trator oriundo de encaminhamento de emenda parlamentar do Deputado Federal Professor Sérgio. A entrega da chave foi feita pelo próprio Deputado e o equipamento será utilizado na lavoura dos pequenos produtores.

Este conjunto de ações, sob coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, tem como foco criar alternativas que possibilitem a construção de uma nova perspectiva para os pequenos produtores rurais, fomentando a agricultura familiar e alavancando o Desenvolvimento Rural Sustentável no município de Ramilândia.