PAVIMENTAÇÃO POLIÉDRICA EM TERRITÓRIO RURAL

Publicado em: 02/03/2020 00:00

Nos últimos 5 anos, a Prefeitura Municipal de Ramilândia, executou mais de 3,5 milhões de reais em Pavimentação Poliédrica em território rural por intermédio de convênios com a SEAB - Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná.

Ao longo deste período, o departamento técnico e a administração municipal, vem concentrando esforços com o objetivo de aprimorar os projetos técnicos, acompanhar de forma sistemática e efetiva a execução dos serviços realizados pela empresa contratada, a fim de promover uma pavimentação de melhor qualidade, com boas condições de trafegabilidade e que não apresente deformações e demais patalogias ao longo do tempo.

Desta forma, o departamento técnico, vem identificando as falhas operacionais que vinham ocorrendo e aplicando medidas preventivas para otimizar o investimento aplicado.

Após implementar ajustes nos projetos, melhorando o preparo da base, ampliando margem de trabalho na seção transversal e substituindo o rejuntamento de argila por rejuntamento em pó de pedra, já foi possível observar um significativo avanço na qualidade das últimas pavimentações executadas; porém ainda não havíamos atingido nossas expectativas em relação a alguns fatores executivos.

Uma questão que ainda precisava ser superada era o uso da argila inadequada como colchão de assentamento das pedras irregulares, principalmente em razão das características do nosso solo local, que apresenta agregados incompatíveis com a prática de assentamento de pedras irregulares, tais como: presença de cascalho, piçarras e matéria orgânica.

Por tanto, a fim de evitar formação de borrachão, vazios e deformações posteriores em nossas pavimentações, o departamento técnico municipal, obteve êxito ao apresentar à SEAB os novos projetos de pavimentação com pedras irregulares assentadas no colchão de pó de pedra.

Com a aprovação dos novos projetos em nova metodologia executiva, esperamos alcançar nossos tão sonhados objetivos.

Esse projeto piloto, com extensão de 1065 metros está sendo o primeiro trecho, conveniado pela SEAB em nossa região, com utilização de pó de pedra como material de assentamento.

A expectativa é obter uma obra mais limpa, célere, que não deixe passivos ambientais em nosso território, fato que vinha ocorrendo com remoção de terras e principalmente: uma pavimentação sem deformações e com a resistência necessária para garantir uma trafegabilidade segura e eficiente à nossa população.