ASSISTÊNCIA SOCIAL E CMDCA REALIZAM A VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Publicado em: 15/10/2018 00:00

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram na quarta-feira, 10 de outubro, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento aconteceu no Centro Comunitário Municipal e contou com a presença do Prefeito Wilson Bonamigo, do Vice-prefeito João Carlos dos Reis, do Presidente da Câmara Roberto Martins Tosta, da Secretária de Assistência Social Jandira Xavier de Castro, da Presidente do CMDCA Suelen Romani, Vereadores, Conselheiros Municipais, Conselho Tutelar, Professores e representantes da comunidade.

Durante a cerimônia de abertura o público foi agraciado com apresentações culturais dos alunos do Projeto Piá e também da aluna do Departamento de Cultura Sarah.

A conferência teve como tema central “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”. Tema este, que foi abordado durante a palestra magna, ministrada pela Senhora Simone Beatriz Ferrari, Assistente Social do Fórum de Toledo/PR.

No período da tarde, foram organizados grupos de trabalho para discussão e levantamento de propostas em cinco eixos, sendo eles:  EIXO 1 - Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; EIXO 2 - Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; EIXO 3 - Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; EIXO 4 - Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; EIXO 5 - Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Cada grupo apresentou três propostas que foram votadas pelos delegados e inseridas no documento final da Conferência.

Após a finalização dos trabalhos, foi feita a apresentação dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsáveis pela gestão de 2018 a 2020.