PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REÚNE EDUCADORES DA BP3

Publicado em: 05/04/2017 00:00

Organizado pelo Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, aconteceu no dia 31 de março, sexta-feira, na ACISA (Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena), o 1º Encontro de Alinhamento de 2017 dos Gestores Municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3.

Na abertura do evento, a secretária municipal de educação do município anfitrião, Iolanda Lourdes Alves, destacou “a importância das trocas de experiências e da Educação Ambiental interagindo em todas as atividades da comunidade.”

O grupo dos Gestores Municipais de Educação Ambiental denominado Coletivo Educador Regional é uma estratégia de enraizamento da Educação Ambiental no território da BP3.

Neste ano, o grupo está constituído por representantes do poder público municipal, principalmente das secretarias de educação, agricultura e meio ambiente, instituições estaduais, como SANEPAR, UNIOESTE e Defesa Civil, Associações de agricultores e CORIPA (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência).

Estes representantes atuam nos 29 municípios da BP3 articulando, organizando e consolidando a Educação Ambiental no território.

Na pauta foram abordados os seguintes assuntos: a apresentação do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; intervenções coletivas em datas comemorativas (dia da água, semana do meio ambiente e dia da árvore);o papel dos Gestores Municipais de Educação Ambiental, construído e validado pelo próprio grupo; a organização necessária para utilização do recurso de apoio a projetos sociambientais previsto no Convênio Linha Ecológica, o Programa Saúde Integrativa nas Escolas e a participação dos Gestores em eventos estaduais e nacionais de Educação Ambiental.

Neste primeiro encontro destaca-se a participação expressiva dos 29 municípios e o comprometimento e motivação dos participantes em realizar ações coletivas tendo a oportunidade de vivenciar junto aos demais municípios intercâmbios e experiências de sustentabilidade.

Ramilândia esteve representada no evento, pela Gestora local do Programa de Educação Ambiental Tatiane Cristina Varoni.